terça-feira, 15 de abril de 2014

O maior Trio do Grunge: Nirvana

abrir primeiro: http://www.youtube.com/watch?v=50Y8UBKI09k

Fizeram parte do movimento característico dos anos 90, um som rasgado e forte, letras depressivas e fortes, um vocalista e compositor genial acompanhado de outros dois grandes músicos, basicamente, graças a este trio nasceu o Grunge-Rock e banda que vos falo tem este nome: Nirvana.
Liderados por Kurt Cobain na voz e na guitarra, um baterista louco e fantástico chamado Dave Grohl e um baixista com tendência para piadas, Krist Novoselic, os Nirvana foram uma das maiores forças musicais que tiraram o trono às bandas do Glam-Rock no início dos anos 90.
A banda começou, tal como outras bandas do movimento Grunge, a sua actividade no final dos anos 80, onde o público que tinham era extremamente reduzido, porém, tudo mudaria com a entrada na última década do século XX onde a mensagem “Não precisamos de tocar extremamente bem para podermos fazer música” ganhou uma enorme força e os Nirvana provam isso mesmo, pois sejamos sinceros, Kurt não cantava nem tocava assim tão bem, no entanto, isso não o impediu de escrever obras primas que influenciam muitos músicos dos dias de hoje.
Os Nirvana, em 1989 encontravam-se no submundo da música, tinham assinado com a editora SubPop Records com a qual lançaram o seu álbum de estreia - “Bleach”. É um álbum um pouco sombrio, no entanto possui músicas fantásticas que já mostravam a capacidade de escrever que Kurt tinha como nas canções “Blew” ou “About a Girl”(canção escrita para Courtney Love, mulher e mãe da filha de Kurt Cobain, France Cobain).
O álbum passa um pouco despercebido e vende poucas cópias, mas a Geffen Records(Editora de grandes bandas como os Guns N' Roses) apercebe-se do potencial da banda e assina contracto com o trio que apartir deste momento já conta com Dave Grohl na bateria, o que foi claramente um impulso importante.
Em 1991 é lançado o álbum “Nevermind” e os Nirvana alcançam inesperadamente o estrelato absoluto. O primeiro single do disco “Smells Like Teen Spirit” catapultou o disco e as vendas aumentaram imenso sendo considerado um álbum de referencia para muitos ouvintes e sendo considerado o álbum do ano de 1991. Para além de “Smells Like Teen Spirit”, os Nirvana lançaram também outros sucessos com “Nevermind” como “Come as You Are”, “Polly”, “Lithium”, “On a Plain”, “Drain You” e “In Bloom”.
Após o sucesso a nível mundial e apercebendo-se que a mensagem das suas músicas não estava a ser compreendida, Kurt Cobain entra numa depressão que envolveu drogas e álcool que não o impediram de continuar a escrever letras fabulosas.
Em 1993 lançam o álbum “In Utero”, este album diferenciou-se muito do anterior mas possui excelentes músicas que demonstram por um lado os problemas existentes na vida de Kurt mas também um lado afectivo e de toda a alma que punha em todas as suas canções.
Infelizmente, a 5 de Abril de 1994, Kurt Cobain suicida-se na sua casa em Seattle com um tiro na cabeça, tendo ao seu lado a sua carta de suícidio e um maço de notas na sua mão, tornando-se um membro do conhecido “Clube dos 27”.
Já passaram 20 anos desde a sua morte e da extinção dos Nirvana, no entanto, é certo que esta banda, assim como o seu som tornou-se intemporal e assim vai continuar até porque como diz uma conhecida frase: “Grunde is not dead!”. A nossa homenagem aos Nirvana e ao seu falecido membro Kurt Cobain.

Bernardo Mascarenhas



Sem comentários:

Enviar um comentário