sexta-feira, 18 de abril de 2014

Asher Roth - O barba ruiva do Hip hop


Adoro a faculdade, adoro estudar, já dizia Asher Roth no seu hit mais conhecido “I Love College”, que data de 2009. É sobre este artista que vos venho falar, Asher Roth.
 É outro rapper americano, de Pensilvânia, podemo-lo chamar de rapaz estudioso, mas que tem algo de especial em si (ou secalhar sou eu que não tenho algo bem em mim). Por onde começar…tem cabelo comprido, cada vez mais para ser honesto, é “branquelas”, chamo-o o Eminem hippie, se escutarem algumas músicas dele, logo entendem o porquê de lhe chamar tal coisa. Agora do que ele faz pela música, posso dizer que é um hip-hop muito localizado, muito seu, com batidas que, tranquilamente, chamaria de refrescantes.
 Partilha algumas musicas com um bom produtor que gosto bastante, Chuck Inglish (bom beatmaker também), fala, no inicio da sua carreira como rapper, de temáticas mais “marotas”, individuas do sexo feminino, embriaguez, e posses monetárias, mas creio que no fundo, é boa pessoa.
 À medida que vemos o tempo passar, vemos Asher Paul Roth a “acordar” para temáticas mais relevantes (exemplo perfeito é a sua musica de nome G.R.I.N.D, comparo-a à música de Ice Cube- It’s a Good Day, logo percebem!
A evolução de Asher Roth torna-o quase bipolar, de músicas de freshman, a músicas mais, diria, underground como In The Kitchen (onde Chuck Inglish está envolvido) com uma batida sonante, potente, repetitiva mas com uma audácia vocabular para mim extraordinária, para músicas menos elaboradas como Apple & Bananas, uma música engraçada, alegre, com vida, simples (a song to sing along… see what I did there?) até músicas mais do estilo “diss” (mandar bocas, algo típico neste mundo) como a Lark On My Go-Kart.  Ah! Esqueci-me, muitas músicas dele excedem-se em bons samples e uma vibe jazzy! Isto acontece até certo ponto que Asher lança uma música chamada Tangerine Girl, muito retro, alias, fáz a ponte para o seu próximo álbum intitulado RetroHash…dá para perceber o que vai sair daqui (deixo aqui o link https://www.youtube.com/watch?v=wKX5_c3PpY4 “hádem” de gostar), estamos na zona de impacto de um álbum bastante universal devido à temática retro fundida com o hip-hop característico de Asher Roth, estou honestamente à espera de algo ao nível de Childish Gambino, em termos de sonoridade, com os acréscimos de Asher.
 Se estão a duvidar do sucesso deste menino, digo-vos, fez dueto com Busta Rhymes, alguém consagrado no mundo “hiphopeano”, Akon, Kerri Hilson, Cee Lo Green, é de confiar, finalizo.


Figura  1 Um senhor do hiphop com belos cabelos ruivos, estranho!


Musicas para ouvir deste senhor serão :
In the Kitchen (
https://www.youtube.com/watch?v=38QU8BnMEWA );
I Love College (
https://www.youtube.com/watch?v=qYx7YG0RsFY );
Rik Smitts (
https://www.youtube.com/watch?v=6rDqf-q9d8Y );
G.R.I.N.D (
https://www.youtube.com/watch?v=zdlkJUU4HtU );
Lark On My Go-Kart (
https://www.youtube.com/watch?v=G1EgjL1ujGM );
Common Knowledge (
https://www.youtube.com/watch?v=VTfrbU74TdE );
Dope Shit (
https://www.youtube.com/watch?v=eeb7YpFhXew ).




PAROU TUDO, falta-me dizer algo que não disse anteriormente….Música. É tudo


Francisco Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário