domingo, 6 de abril de 2014

5-30: O projecto que ninguém esperava

    27 de Fevereiro de 2014 é anunciado o lançamento de um novo projecto que nem os fãs mais criativos e optimistas suspeitaram. Juntavam-se assim 3 amigos,que transpiram talento,criatividade,qualidade,com um nome inspirado no local onde a " magia acontece ",o estúdio (5-30) .... Até aqui só boas notícias... Surgem os nomes dos membros integrantes e torna-se o êxtase para todos os fãs deste estilo musical ! Era o regresso do grande Carlos Nobre,conhecido no mundo da música como Carlão ou Pac-Man pela sua carreira nos "Gigantescos" Da Weasel que marcaram uma era no panorama musical português ,sendo a banda que mais reputação conquistou fora os "dinossauros do Rock Português ",Xutos e Pontapés , implementando um estilo que até ao surgimento da banda era olhado de lado pela sociedade,acabando por conquistar tudo e todos ,com a sua criatividade e sonoridade. A este regresso tão aguardado e  inesperado,junta-se um dos rappers com mais influência no mundo do Hip Hop Português ,assim como um dos mais requisitados  ,sendo posto no mesmo patamar de pais do Hip Hop "Tuga " como Valete ou Sam The Kid....Para completar o trio , eis Fred ,baterista dos Orelha Negra e ex membro dos Buraka Som Sistema que " larga as baquetas" e se inteira da produção do álbum.. Até aqui a única duvida que surgia para todos os fãs ,era para quando o lançamento do álbum ? Mas será que o resultado foi o esperado ? Para uns sim ,para outros talvez não.
    Quando num projecto estão presentes 3 figuras com este nome , é normal as expectativas excederem-se ,estando nós ouvintes ,habituados a produtos musicas com uma qualidade enorme vindo dos mesmos, mas já diz o ditado " Quanto maior é a subida ,maior é a queda " e neste caso ,na minha opinião foi o que se presenciou,em relação ás expectativas sobre este trabalho. Esperava-se uma obra-prima,um álbum de referência para todos nós ... A maioria sentiu -se desiludida com o resultado final.
   A meu ver , tudo se deve sobretudo a uma mudança de estilo, uma nova maneira de ver o Hip Hop ,um acompanhamento com aquilo que tem sido feito por outros países ,verificando-se uma onda que privilegia, o som de fundo não tão melódico,mas muito mais dançável,apostando no bass e no sistemático Auto tune, ou seja entrada da electrónica no mundo do rap  ,isto é ,uma modernização do Hip Hop como até hoje era visto sobretudo em Portugal. Nos Estados Unidos ,o estilo foi evoluindo gradualmente,preparando assim os ouvintes até os mais cépticos,á ruptura com o chamado Hip Hop Old School ,surgiram então artistas como Tyler the Creator,Frank Ocean,Asap Rocky e Kendrick LamarEm Portugal tal não se sucedeu.... A aposta neste novo estilo foi repentina e surpreendeu tudo e todos. O Hip Hop ao longo do tempo tem vindo a evoluir bastante, com a inclusão de novas sonoridades,mais artistas,mais projectos,mas a ruptura com o passado não pode ser tão drástica.
   Surge no mesmo dia 27, o single do álbum , " Chegou a Hora ", era diferente sim, mas agradou bastante, o beat soava a fresco , colocou então as expectativas tão altas que se pensou que  seguiria os passos das referências do " Tio Sam" ,o que era impensável até aí... Cheirava a obra prima ,mas as restantes músicas salvo algumas excepções não conseguiram acompanhar o single. Apesar do estilo ser idêntico entre todos os temas, nota-se alguma discrepância entre as músicas ,tornando assim o álbum heterogéneo. Aquando do anuncio do álbum ,os próprios membros da banda intitularam o álbum como " um disco de agora " ,disso ninguém duvida mas nota-se que podem evoluir dentro do próprio género,o que é normal visto ser o primeiro projecto nesta vertente do Hip Hop.
   Mais concretamente sobre o álbum podemos considerá-lo um disco " muito sexual",como os próprios referem,em que as mulheres têm uma grande influência e são uma das principais inspirações,assim como,o dinheiro e os estupefacientes...Todas as músicas têm uma espécie de história por trás delas, como se, se tratasse de um guião sem imagens,podendo o ouvinte imaginar o filme na sua própria cabeça. Conta com várias participações ,entre elas, Sam the Kid e o Richie Campbell. 
   É interessante observar duas opiniões distintas acerca desta nova aposta no Hip Hop , uns mais habituados á onda mais espontânea,mais liricista , mais marginal, ficam um pouco de pé atrás,outros, ouvintes mais recentes do estilo,com influências diferentes ,que procuram melodias mais dançáveis e onde se revêm nas letras dos temas,aguardam com expectativa por mais... Os 5-30,vieram ocupar um buraco no Hip Hop Tuga ,que tem vindo a ser preenchido nos últimos tempos com nomes como Mike El Nite e a acompanhar a "americanização" ....

 Na minha opinião :  " Está quase lá...... "

  
    
João Rodrigo

Sem comentários:

Enviar um comentário