quarta-feira, 28 de maio de 2014

UHF: Soltem o Rock Português, soltem os Cavalos de Corrida!


Num país agarrado à liberdade recentemente adquirida, assim como às cantigas da revolução, surge em Almada um grupo que viria a mudar o rumo da música em Portugal nos anos 80 que ficou conhecido por “Boom do Rock Português”. Hoje, uma lenda nacional, apresento-vos os UHF!
Começaram nos anos 70, numa altura em que o Punk conquistava a Inglaterra depois da febre dos Beatles, Led Zeppelin ou The Who, mas em Portugal, pouco de Rock se falava, mas ansiava-se por algo novo tanto política, social e culturalmente. António Manuel Ribeiro(voz e guitarra), Renato Gomes(guitarra), Carlos Peres(baixo) e Américo Manuel(bateria) constituem a primeira de várias formações dos UHF. Mas é esta a formação que lança o EP “O Jorge Morreu”, que apesar de não ter tido muito sucesso comercial, faz a banda correr o país inteiro de uma ponta a outra e tornar quase que um hino nacional um tema original que não tinha sido editado em estúdio, “Cavalos de Corrida” é um autêntica febre a nível nacional, chegando a ser tocada três vezes a pedido do público em vários concertos.
Os UHF não são só “Cavalos de Corrida”, após terem assinado contrato com a EMI – Valentim de Carvalho, temas como “Rua do Carmo”, “Rapaz Caleidoscópio” ou “Geraldine”. Em 1982, editam “Estou de Passagem” e abandonam a editora Valentim de Carvalho, confiantes que teriam sucesso mesmo estando numa editora de muito menor dimensão, porém a banda arrepende-se mais tarde desta arriscada decisão, sendo um total fracasso.
A vida de estrada e digressões, manteve no entanto os UHF continuam na ribalta e o vocalista António Manuel Ribeiro é visto como um Estrela Rock nacional e é visto por alguns como o Jim Morrison português.
Posteriormente, nos anos 90, lançam um grande tema. “Sarajevo”, uma canção escrita contra a guerra e acontecimentos terríveis que ocorreram nos territórios da antiga Jugoslávia, criticando fortemente as acções de violência e ódio étnico que tanto se fez notar neste conflito.
Vários são os temas desta grande banda portuguesa que iniciou em Portugal algo que não existia, e temas como “Na Tua Cama”, “Matas-me Com o Teu Olhar” ou “Puseste o Diabo em Mim” são alguns dos muitos desta banda que foi a primeira a provar que neste nosso Portugal à beira-mar plantado também se faz Rock&Roll!

Bernardo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário