quarta-feira, 26 de março de 2014

The Who - Os Destruidores do Palco!


Reconhecem esta entrada de sintetizadores? Acredito que sim mas “Quem” são os autores desta e de outras magníficas obras musicais? A pergunta está mesmo adequada ao contexto, “Quem são eles?”, se ainda não chegaram lá eu digo sem problemas nenhuns, eles são sem mais nem menos os The Who!
Mas a pergunta insiste em voltar, quem são eles? Pois bem, são 4 índividuos de Shepherd's Bush em Londres, Inglaterra, que fizeram parte da “Invasão Britânica” nos anos 60. Constituídos por Roger Daltrey(vocalista) – conhecido por rodar o seu microfone pelo cabo do mesmo em pleno palco -, Pete Townshend(guitarrista) – não é dos guitarristas mais virtuosos em termos de técnica de solo, mas sem ele a música não teria evoluído como evoluio, era conhecido por utilizar a técnica do “Moinho de vento” enquanto tocava que nem um louco e foi pioneiro a destruir instrumentos em palco -, John Entwistle(baixista) - um dos melhores nas suas funções, conhecido como “The Ox” ou “Thunderfingers”, John criou linhas de baixo impressionantes e muitos músicos actuais acreditam que se deve a ele a evolução do baixo como um instrumento fundamental numa banda – e finalmente Keith Moon(baterista) – muitas vezes conhecido por Moonie e por ser uma autêntica orquestra na bateria, tocando com agressividade assim como coordenação, foi dos primeiros bateristas a dar nas vistas perante o público, deixando muitos fãs boquiabertos nos concertos.
Os The Who começaram a carreira a tocar covers em bares e posteriormente, quando se juntam a Kit Lambert e a Chris Lipp que os tornaram numa banda modernista ou “Mod”, o que fez todo o sentido e os ajudou a catapultar para o sucesso.
Os The Who querem deixar de cantar covers e descobrem um compositor genial dentro da banda, Pete, o guitarrista da banda seria responsavel por grande parte das ideias que se tornariam albuns de sucesso. A primeira canção de sucesso(pois nesta altura as bandas começavam por lançar singles) foi “Can't Explain”, seguida por outras grandes músicas como “My Generation”, “Magic Bus” e “I Can See For Miles”, que tiveram muito sucesso em termos de vendas e os catapultaram para a televisão e para a ribalta.
Kit e Chris decidem criar a editora Track Records que seria responsável por editar não só os álbuns dos The Who numa fase inicial, mas também de outro grande músico, o lendário Jimi Hendrix!
Numa época de descoberta de novas drogas como o LSD, festivais que se tornariam lendários como o de Woodstock e após muita destruição de instrumentos em palco, no ano de 1969, tendo em vista uma escrita musical mais complexa, Pete tem a ideia para uma ópera Rock a qual chamou de “Tommy”, que consiste na história de um rapaz cego, surdo e mudo, cujo a única maneira de comunicar com o mundo era através da música e das suas vibrações. O álbum é um grande sucesso havendo uma enorme tour por todo o mundo e sendo posteriormente adaptado em filme.
Em 1970 e após ninguem ter percebido a ideia de Pete para uma experiência de Rock interactiva entre a banda e os fãs chamada “Lifehouse”, o projecto não terminou na maneira inicialmente desenhada. Em vez disso, as músicas que seriam para “Lifehouse”, passariam para um álbum: “Who's Next”. Por curiosidade, este álbum foi o maior sucesso dos The Who em termos comerciais, tendo canções épicas como “Won't Get Fooled Again”, “Behind Blue Eyes” e claro, a épica “Baba O'riley”!
Os The Who editam mais uma ópera Rock chamada “Quadrophenia”, esta com o tema do conflito entre “Mods” e “Rockers”(algo que foi quase rotina em Inglaterra nos anos 60), editando posteriormente “Who Are You?” em 1978, e este seria o ano em que o baterista Keith Moon morreria após vários anos a consumir álcool e drogas em larga escala, faleceu com apenas 32 anos.
Anos mais tarde e após vários tempos com a banda “arrumada”, foi a vez de John Entwistle deixar o mundo no ano de 2007 com 57 anos, tendo tal como o seu antigo companheiro de banda Keith, deixado um marco importante na história da música e do Rock.
Penso que depois desta crónica, já não vai ser necessário perguntar “quem” foram os The Who, porque eles foram um grande e importante marco na história que merece ser relembrado, para sempre!

Bernardo Mascarenhas

Sugestões:
Documentário: “Amazing Journey – The Story of The Who”

Sem comentários:

Enviar um comentário