sábado, 8 de março de 2014

Metronomy : Uma miscelânia de estilos

     Eletrónica? Indie pop ? Indie rock ? Eletropop? Ou uma mistura de todos este géneros musicais ? Eis os Metronomy .
     Nascidos no seio de Londres ,no inicio do novo milénio, vieram dar uma lufada de ar fresco no panorama musical. Constituídos por Joseph Mount, Oscar Cash ,Anna Prior e Gbenga Adelekan, são neste momento uma das bandas mais interessantes e com um maior desenvolvimento no mundo da música.
    Criados por Mount ,estavam longe de prever todo o sucesso que vivem nos dias de hoje mas sempre revelaram " algo de diferente " ,na forma como perspetivavam a música e incluíam a eletrónica nas suas produções. Apesar da data da formação da banda , os seus trabalhos só surgiram a partir de 2005,com o lançamento do primeiro EP , e um ano mais tarde com o lançamento do primeiro álbum , Pip Paine (Pay The £5000 You Owe). Este trabalho foi bastante bem aceite por parte da crítica, pois constituía algo diferente, algo que nunca havia sido feito até então. Era constituído por faixas predominantemente instrumentais e foi bastante apreciada por grandes nomes da música como por exemplo os Franz Ferdinand ou os Klaxons ,que os convidaram para a produção de remixes dos seus temas.
    Apesar de constituída apenas por um membro , nesta altura ,Mount contava com a ajuda nos espetáculos ao vivo de dois músicos Gabriel Stabbing (saiu da banda em 2009 ) e Oscar Cash que posteriormente foram adicionados á banda.
    Chegou 2008 e com ele o trabalho que catapultou esta banda para o tão merecido reconhecimento internacional , Nights Out , sem dúvida um dos melhores álbuns da banda e provavelmente um dos melhores álbuns do ano. Talvez o álbum mais caracterizador da banda, devido á mistura de estilos presentes no álbum, que vão desde influências de David Bowie ao estilo mais contemporâneo da eletrónica. Trabalho este que vai desde o mais ínfimo detalhe preparado por Mount, conferindo lhe uma especificidade única, a mistura entre teclados, saxofones , e barulhos tão estranhos como de portas a bater, criam o estilo " Metronomy".
    Prevendo-se uma margem de progressão incrível, era enorme a espectativa para o próximo trabalho, eis que surge então em 2011 , English Riviera. Mostrando uns Metronomy muito mais maduros ,mas sem perder aquela mística que os tornou tão especiais deixou a crítica completamente rendida aos seus pés .Com o lançamento deste álbum juntaram-se á banda os dois últimos membros, Anna Prior, na bateria e Gbenga Adelekan , no baixo . Este álbum foi nomeado para o Mercury Prize de 2011 e foi considerado pela NME ,o segundo melhor trabalho do mesmo ano ,numa lista onde constavam 50 projetos.
     Está previsto o lançamento do sucessor de English Riviera, intitulado Love Letters para o dia 10 de Março deste ano, sendo já conhecida a composição do álbum.
    Os Metronomy visitaram recentemente o nosso país ,com um concerto em 2012 no festival Optimus Alive que foi considerado absolutamente memorável. Para quem não pôde presenciar a atuação destes 4 magníficos, eis que este ano surge outra oportunidade, pois está marcado nova atuação em solo português no festival Super Bock Super Rock no dia 17 de Julho.
     Apesar de recomendar , o leitor a ouvir toda a discografia da banda, destaco alguns temas :
    
- Radio Ladio
-Everything Goes My Way
-The Look
-The Bay
-A Thing For Me
-On Dancefloors
-Heartbreaker

João Rodrigo


  

Sem comentários:

Enviar um comentário