terça-feira, 25 de março de 2014

Eletrónico kuduro progressivo .Confuso? Apenas Buraka Som Sistema

     Podemos dizer que a origem da banda é o concelho da Amadora,mais propriamente na Buraca,mas talvez seja injusto dado á mistura electrizante de dezenas de estilos presente nas suas produções. Essa origem tem então raízes africanas,latinas,americanas,asiáticas .... Tudo isto cria os Buraka Som Sistema , a banda portuguesa com mais sucesso internacional da história,fazendo dançar pessoas seja qual for a nacionalidade ,recorrendo a instrumentos desde sintetizadores,sequenciadores,caixas de ritmos,sampleres...
     Nascidos em 2005 ,são formados por Lil 'John ou Branko ,Blaya,Conductor,Riot e Kalaf e já pisaram palcos desde as Bahamas,a França,Angola,Canadá,Holanda ou EUA.Em todos estes países os Buraka levam o público a render se á mistura de todos os estilos presentes nos seus temas. Dizem os próprios : "A pista esquenta/O people sente-a/Buraka entra/ o som rebenta/ ninguém aguenta ... " Eu subscrevo . 
    Produzindo álbuns desde 2006 ,começaram com um trabalho chamado " From Buraka to the world " ,mas o seu sucesso foi maioritariamente atingido com o single pertencente ao álbum Black Diamond ,editado em 2008 , Yah ! com contou com a participação da cantora Petty. A partir desse momento e com o lançamento desse projecto ,o sucesso desta banda atinge limites inimagináveis para um grupo da Amadora que misturavam sons provenientes das misturas das suas raízes tentando ,torná-lo numa mistura homogénea que não deixasse ninguém indiferente . Ao longo dos anos ,verificou-se claramente uma maior maturidade dos elementos ,conseguindo levar a um consenso de toda crítica . Surgiram assim temas com Hangover,We Stay Up All Night ,Kalemba ou Vodoo Love ,que dominaram as rádios sem nunca perderem a identidade que lhes conferiu a misticidade que fazem deles tão diferentes e especiais.Tornaram-se não só os reis do Kuduro ( distinção que até então pertencia ao grande Hélder ) mas como uma banda com grande importância na música electrónica.
    Como todos sabemos, os portugueses seguem muito a lógica de que a galinha das outras é a melhor que a nossa e talvez se pertencessem ás terras do Tio Sam ( onde são muito apreciados) tiveram um sucesso ainda maior ,pois muito do sucesso das bandas vem da valorização que elas têm no seu próprio país ( 70 % das suas actuações são fora do país). Como já vai sendo habitual o seu sucesso no estrangeiro é muito maior... Os membros da banda criaram uma editora de seu nome a Enchufada,responsável pela criação dos seus projectos .Por onde passam ,os Buraka tentam enriquecer a sua ideia musical com os géneros próprios de cada país .
   Aquando da sua criação, os seus membros não depositavam grandes esperanças no projecto dado que cada um tinha uma ideia diferente para o projecto ,Riot queria fazer drum & bass,o Conductor estava mais virado para o Hip Hop,Kalaf dedicava-se á poesia e Branko estava entre todos esses universos. Sendo assim os próprios classificam a criação da banda como um golpe de sorte , um mero acidente.
   Recentemente lançaram um documentário intitulado Off The Beaten Track que mostra o percurso da banda desde a sua criação,ás viagens para espetáculos,depoimentos de outros artistas como a inglesa M.I.A ou do Dj A-Trak ... A banda vai actuar este ano pela primeira vez no palco principal de um festival no seu país de origem ,( recentemente actuaram no palco secundário do Optimus Alive ) , na edição do Alive deste ano no dia 11 de Julho . Além de recomendar vivamente ao leitor, " dar um pézinho " a este festival,aconselho também a visualização do documentário e a ouvir a discografia desta banda.Destaco para além dos temas referidos anteriormente, Sound of Kuduro ,Candonga,Tira o pé,Aqui para você e Wawaba. 


    
João Rodrigo

Sem comentários:

Enviar um comentário