quarta-feira, 5 de março de 2014

A nova vaga inglesa

Todas as músicas e géneros musicais possuem uma ou mais influências, sem excepção, por muito pequena que seja. Não raras vezes assistimos a uma maior variedade de influências, principalmente dentro dos géneros eletrónicos (House, Drum & Bass, Trip-Hop etc).
Ora para quem gosta de música e, muito principalmente para quem tem estado atento, temos assistido ao surgimento de uma nova e talentosa vaga de artistas vindos do Reino Unido dentro deste género. Mas que influências possuem? Quem foram os reis do passado eletrónico britânico?
Tentando não ir muito longe, podemos estabelecer a década de 80 como aquela onde o estrondo começou. Com PetShop Boys e Depeche Mode à cabeça, começa se a introduzir o género dançante britânico no mainstream. Claro que outras bandas por essa altura surgiram mas é difícil não nos sentirmos tentados a distinguir estas duas de qualquer outra. Da década de 80 à 90 é um saltinho e é aí que a eletrónica surge e se instala por terras de sua majestade.
Quem é capaz de não reconhecer “Insomnia” dos grande Faithless? Ou “Firestarter” dos The Prodigy? Apenas para citar alguns. Gostando ou não do género é quase crime não reconhecer pelo menos dois ou três.
                Por esta altura começa até, dentro do género, começa a haver uma clara distinção entre o trip-hop (que surge por esta altura em Bristol) e o resto. Por um lado, nomes como Massive Attack, The Chemical Brothers ou mesmo Gorillaz deixam-se influenciar decisivamente na experimentação que ainda hoje assistimos em algumas bandas, veja-se Chase& Status, por exemplo.
                Por outro lado, temos as bandas mais “tradicionais” que acabaram por ser as que mais influenciaram tudo aquilo que conhecemos. Jamiroquai, Fatboy Slim ou Portishead , representaram, na década de 90, tudo aquilo que hoje atribuímos a Calvin Harris, Rudimental ou Disclosure. Estranho a década de 00 não estar aqui referida? Na verdade está e não está. Nenhuma banda inglesa, dentro do género, que tenha surgido nesse período se destacou. Assistimos mais a uma consolidação das bandas da década anterior que a projectos novos.
                Mas quem são os artistas que representam essa nova vaga inglesa? Alem dos 3 acima referidos, podemos distinguir Katy B, SBTRKT, Sam Smith ou Plan B, por exemplo. Curiosamente todos colaboram entre si e não raramente abrangem uma rara variedade de estilos.
                É a nova vaga que se instala e onde temos a impressão que ainda agora começou. Sugestões? Clica no nome dos artistas e vai directamente para uma música deles! ;)



Gonçalo Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário