Nascido em Marvila no décimo sétimo dia do mês de Julho no ano de 1979, Samuel é considerado hoje em dia um dos pais da cultura do Hip Hop em Portugal. Apesar de este movimento ser visto com bastante desconfiança por parte da sociedade portuguesa devido á sua origem e ao facto de ser relacionado com práticas de cariz duvidoso,Sam foi um dos maiores influenciadores para o recente sucesso deste género musical no nosso país.Este sucesso começa no inicio do novo milénio, ,em que para além de muitos outros rappers se destaca um "miúdo de Chelas " que surpreende tudo e todos com a maneira como brinca com as palavras e ao mesmo tempo consegue exprimir todos os sentimentos que passam pela cabeça do ser humano de uma forma melódica e enfatizada. Rapidamente atinge um estatuto superior a todos os outros MC´s não com o lançamento do seu primeiro álbum Entre(tanto) ( surge em 1999 ,mas só em 2001 ganha nome no panorama do Hip Hop nacional ) mas sim com o seu projecto Beats Vol 1: Amor ,que se destacava de tudo o que havia sido feito até então.
Baseado na história de amor vivida pelos pais do mesmo,depressa foi considerado pela crítica um dos melhores álbuns do ano,catapultando Sam the Kid para o panorama musical português.Gravado em casa ,desatacava se pela miscelânea de samples utilizados que foram desde chamadas telefónicas a telenovelas ,conferindo assim uma originalidade nunca antes presenciada.Após o sucesso alcançado com este seu trabalho e mais tarde com o seu primeiro álbum,Entre(tanto) que aquando do seu lançamento apenas era apreciado pelo dito "underground", rapidamente alcançou o protagonismo devido,com o lançamento de mais um álbum intitulado Sobre(tudo) e assinando contrato com uma editora, a recém criada Loop:Recordings. Este último álbum foi considerado um digno sucessor dos anteriores ,atingindo um grau de popularidade assinalável muito por culpa do seu single Não percebes que teve grande destaque em rádios e canais de música portugueses. Este álbum foi considerado também pelo panorama do Hip Hop tuga como um dos modelos a seguir.
Anos mais tarde surge o seu último álbum até então,de seu nome Pratica(mente). Lançado em Dezembro de 2006,tinha como singles Poetas de Karaoke,Abstenção e Procura da perfeita repetição. Este álbum foi o primeiro de Sam a ser gravado num estúdio ( todos os outros foram gravados na sua própria casa,o que diz e muito do seu talento). Contou com a presença de vários colegas e amigos como Dj Cruzfader,Valete,Nbc ,entre outros.Foi certificado pela Associação Fonográfica Portuguesa como disco de ouro devido as suas 10 mil cópias vendidas em território nacional.
Para além do seu projecto no rap Nacional ,é também um membro da banda Orelha Negra que muito sucesso tem alcançado nos últimos tempos e tem dedicado a sua carreira como produtor de muitos projectos recentes sendo um dos mais requisitados e conceituados neste campo. Um músico em todo o seu esplendor portanto.
Apesar de os praticantes deste género musical assim como os seus admiradores,serem uma minoria e não terem muitas vezes o protagonismo de outros géneros ,Samuel Mira veio alterar em certa maneira as coisas.Acusando no seu hit, Não percebes os portugueses de não perceberem o Hip Hop este tornou -o muito mais apelativo e aclamativo para os seus ouvintes.
Ainda hoje , não temos resposta para a pergunta do jornalista na música Juventude (é mentalidade): "Até que idade tenciona Sam,continuar a ser The Kid ? " Bem nós não sabemos mas depositamos toda a nossa esperança em que seja para a eternidade.
Músicas sugeridas:
-Juventude (é Mentalidade)
-Retrospectiva de um Amor profundo
-Á procura da perfeita repetição
-Não percebes
-Poetas de Karaoke
João Rodrigo
Sem comentários:
Enviar um comentário